quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Visita ao Museu BMW de Curitiba

Um sonho se passa durante a noite, mas pode levar muitos anos para se materializar. A estrada é longa, nem sempre boa, as curvas podem ser perigosas e os buracos pelo caminho desanimam os menos tenazes.
Mas a persistência do nosso amigo João Ignaszewski - o  "Iga" - o trouxe a um ponto de glória de onde pode contemplar as 40 motocicletas restauradas que tem hoje em seu Museu BMW de Curitiba, sonho que iniciou em 1975.
O seu cuidado, sua determinação e amor às máquinas da marca fica claro em cada detalhe: nas motos, nas imagens com história de cada modelo, na decoração do ambiente, no calor ao receber os amigos.
Recentemente, tivemos o prazer de vê-lo dar a partida em cada uma das suas relíquias, guardadas como jóias e mantidas funcionando como relógios ... Alemães!
Para cada um de nós presentes foi uma viagem no tempo. Ouvir o ronco de motores que foram idealizados há quase 90 anos nos remete a uma época de charme que muitos só viram em filme.
Há ainda alguns modelos que passaram por duas guerras mundiais, mas que com sua mecânica impecavelmente restaurada, acordaram de estalo com o kick-starter e não fizeram feio perante as irmãs mais modernas do final do século XX. A mais antiga entre estas filhas da Bavária tem 87 anos e funciona perfeitamente! Para qualquer um que seja apaixonado pelas duas rodas e tenha conhecimentos de mecânica, a visita é imperdível!
Um grande abraço ao amigo Iga e mais uma vez, parabéns pelo sonho realizado!

Um comentário: